-->

Em Leituras do mês Livros

[RESENHA] O Violinista e outras histórias- Herman Melville (2011, por editora Arte e Letra)

Oi pessoinhas, o livro que será apresentado hoje é "O violinista e outras histórias" de Herman Melville. Abaixo está a ficha técnica dele, encontrada na última página do livro da editora Arte e Letra.

Autor: Melville, Herman
Título: O Violinista e outras histórias/ Herman Melville; 
Tradução: Lúcia Helena de Seixas Brito
Local- Curitiba: Arte & Letra, 2011
Número de páginas: 170
ISBN: 978-85-60499-23-6
Gênero: I.Literatura Americana. 2. Conto 


(Foto: por Mariana Ferreira)
O livro, como podem ver, é um conjunto de histórias curtas do escritor, aclamado, Melville. Ele é bastante conhecido por ter escrito Moby Dick, usando tons bíblicos, gregos, teosofistas, levando a reforma do termo épico clássico e deste ideal, segundo o livro apresentado pela editora- e pelos críticos.
O livro contém 7 histórias, curtas, sendo estas:

  • O violinista;
  • O homem dos para-raios;
  • Eu e minha chaminé;
  • A varanda;
  • A torre do sino;
  • O paraíso dos solteirões;
  • O inferno das donzelas.
A do violinista me chamou muito a atenção, não por ser somente homônima ao título do compilado, mas por ser surpreendente. Fala de um palhaço e humorista, Hautboy. Hautboy fora, um dia, um grande e reconhecido violinista- rico, com vida e nome prósperos. Um dia sua fama acabou e ninguém mais lhe reconhecia, inclusive  Helmstone- personagem que dá início à história e, um dia, também fora grande fã deste. Ao final da história, ele entende tudo. Ele descobre a verdadeira identidade de Hautboy e o vê tocando violino em sua humilde casa, sentindo toda a magia e a nostalgia de prestigiar aquele grande gênio. é engraçado e surpreendente. Incrível como o mundo dá voltas e, muitas vezes, não nos damos conta desta dinâmica.
As outras histórias são muito boas, porém parecem ser mais passageiras, não trazem esta mensagem que a primeira traz, mas trazem boas doses de humor e os gracejos da literatura de Melville. Vale muito a pena ler, as obras deste autor são muito gostosinhas de acompanhar. 
Este livro eu encontrei em uma máquina, destas que há nas estações de metrô, e já fiquei curiosa para saber o que tinha nele. Espero que gostem, o livro é uma boa companhia para aquelas viagens que fazemos de transporte público, ou mesmo para espantar o tédio, é bacana. Beijos e até a próxima. ♥




Você também poderá gostar

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui
E aí? O que achou? Faça esse blog mais feliz e dê sua opinião, sugestão e/ou feedback nesse espaço, ele é seu!!! :)