Imagem: Ben White on Unsplash/ Reprodução |
Oii, pessoinhas. Tudo bem com vocês? Bom, já faz uns dias que eu queria fazer um post para falar sobre vestibular co vocês- e provas em geral, pode ser concurso público também. Espero que o que eu disser aqui se enquadre na sua situação ou que você possa, ao menos, me compreender.
Vejo muitas pessoas, especialmente adolescentes e jovens (como eu) apreensivos com a questão de passar no vestibular, ingressar em uma universidade e, se não passar, se torna um fracasso, um opróbrio para si próprio, para suas famílias e amigos. Eu mesma passei por isso, mas tive o apoio que precisei para não me sentir mal, caso não passasse naquilo que desejei. É muito complicado, pois há muitos estudantes esforçados, se matando para conseguir a sonhada vaga e, no dia do vestibular, por exemplo, ir com a autoestima abalada, sentindo como se não fosse bom o bastante.
É muito comum ver, também , competições toscas entre alunos nas salas de aula- dos últimos anos do ensino médio- para ver quem é "o melhor" aluno, até mesmo entre rodinhas de amigos. Aquele seu amigo que se sente superior a você ou a todos os outros porque está fazendo um curso técnico, ou estudando 48 horas por dia no cursinho que a família dele paga. Ou aquele carinha "bem de vida" que está com tudo garantido. Cada um sabe de sua própria história e condições. Porém, todos têm capacidade de ingressar em uma universidade. Tenha isso em mente.
Essa é uma fase delicada a qualquer um: a incerteza do que fazer, a incerteza de se vai ou não conseguir fazer, os sonhos, os objetivos pessoais e profissionais... tudo mexe com a nossa cabeça, a todo momento- e não muda nada quando passamos dos 18 anos. Tudo isso mexe com a nossa autoestima, pois tendemos a criar expectativas, porque nos comparamos com os outros. É natural e certeiro.
Não sei da sua vida ou da vida do seu colega, não sabemos, muitas vezes, se algum conhecido nosso está passando por momentos difíceis, sabe. Todos nós temos problemas, sonhos, queremos fazer nosso melhor. De fato, fazemos nosso melhor naquele momento. Você pode passar ou não na sua sonhada faculdade. Se passar, parabéns- foi sua conquista, você mereceu. Se você não passou, não se diminuia, a sua hora vai chegar, você verá. Continue sua jornada, não desista. Chore de alegria ou tristeza, põe pra fora, mas não desista. Você é muito capaz, você tem tanto potencial quanto qualquer pessoa. Estude a sua maneira- seja em casa, com cursinho, com amigos etc- faça as coisas no seu tempo.
Não atropele as coisas. Busque apoio, converse com sua família ou seus amigos de confiança. "Ah não passei em medicina/ direito/ no curso dos sonhos dos meus pais" "sonho é fazer astronomia", faça o que você se sentir bem exercendo, não faça as coisas porque é sonho da sua mãe, do seu pai, do seu papagaio etc, se você não gostar. Vai ser frustrante- 30x mais do que terminar a faculdade dos sonhos e não trabalhar na área. A vida é feita de batalhas, vamos abrir o peito e vencer todas elas. Ninguém falou que seria fácil, mas nada (NADA MESMO) é impossível.
Foto: By Nick Hillier on Unsplash/ Reprodução |
Se você tirou nota baixa, média ou alta, fique sabendo que uma nota, um número, não define uma pessoa. Não define sua capacidade- e a vida te dará muitas provas disso. Você pode ser uma pessoa mega esforçada e não ser bom em X, enquanto pode realizar facilmente Y. São muitas possibilidades. Claro, não estou dizendo que você não deve estudar se for bom em algo- se você é bom, aproveite e aprofunde. Se não é bom, melhore. Mas, acima de tudo, não desista. Continue sua jornada, arrisque as possibilidades. Não tenha medo de uma prova, de uma nota, pois vocês é mais do que isso.
Galera, me formei ,recentemente, na minha primeira faculdade, mas minha caminhada ainda não acabou. Pretendo continuar estudando, ingressando em uma outra universidade para realizar o próximo passo. Também fiz vestibular, concurso público, nos últimos dois anos- e ainda tinha a responsabilidade do TCC. Estou falando da minha dificuldade. Tem dias que choro, pois ainda não alcancei todos os meus objetivos e sei que há muito chão para pisar, muitas coisas a explorar e expectativas a superar. Sou uma sonhadora, mas preciso dar um freio nas expectativas, muitas vezes. Vamos segurar a onda! Somos muito mais que isso.
Monte sua rotina de estudos, ouça boas músicas, se recompense por seus esforços. Não se puna nem se cobre demais. Você fez o seu melhor, com certeza. Apenas resgate suas forças e continue sua jornada. Se precisar conversar com alguém ou quiser me escrever, fique a vontade para entrar em contato (nessa página aqui).
Espero que este post possa te ajudar e te motivar, faça as coisas no seu tempo, não corra contra o tempo (ele é seu amigo). Você não é inferior a ninguém por não ter realizado o seu sonho ou superior por tê-lo feito, algum dia. Mantenha seu foco, seja você mesmo e continue sua história. Muitas coisas boas irão acontecer para você.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui
E aí? O que achou? Faça esse blog mais feliz e dê sua opinião, sugestão e/ou feedback nesse espaço, ele é seu!!! :)