-->

Em Eventos Palestra

[Palestra] O profissional da área de games

fonte: http://segmentnext.com/

Olha só!!! Tem post novinho nesse blog hoje, minha gente! (Mereço palmas, SQN).

Bom, galera, primeiramente desculpas pela ausência- ainda é bastante complicado, para mim, conciliar a rotina da faculdade e dos meus cursos com o blog (e isso me deixa um pouquinho mal). Porém, hoje trouxe uma coisa bacana que é um texto sobre uma palestra que assisti esses dias no Centro Universitário Senac Largo Treze.

O termo 'palestra', por si só, parece chato para algumas pessoas e há quem se agrade com o mesmo. Vai depender do tema, do local, do gosto do público, de modo geral. Há aquelas palestras que dão sono e aquelas que não... Mas essa palestra foi ótima :)

O profissional da área de games (quem é da área de TI se amarra no assunto) foi uma apresentação feita no intuito de disseminar ao público estudante  (seja de TI, apaixonados por games ou pessoas de qualquer área que se interesse pelo assunto)  o novo curso técnico do Senac. Confesso que fui por interesse pessoal mesmo, não entendia muito do tema, mas, por curiosidade, compareci. O bom de ir à palestras é que você aprende sobre um assunto qualquer em poucas horas, tendo uma visão geral, porém básica, daquela área ou tema apresentado. 

Em duas horas de bate papo, tivemos noções de história de games, consoles e seus respectivos criadores. O interessante é que vemos o quão boa foi a intenção e sacada de cada um dos criadores e produtores de games: eles tiveram uma visão empreendedora sobre o mercado e, sem muitas pretensões, bolaram os jogos e foram cativando os públicos ao redor do mundo. Dentro desse contexto, temos uma evolução bastante significativa tanto do software (parte virtual) quanto do hardware (parte física, memória). Daí já viu, vemos superficialmente um pouco sobre o Space War (Steve Russel, 1961), sobre o surgimento da Atari e, traçando uma linha do tempo, até os sistemas de 32 e 64 bits que vemos nos dias de hoje, que caracterizam gráficos em melhores resoluções e, logo, games mais caprichados.

Passamos pelas plataformas mais utilizadas pelo público (PC, console e mobile) e vimos gráficos estatísticos que mostram uma grande fatia de usuários que preferem PC (tanto pela modernidade quanto pela possibilidade de sempre aprimorar a máquina a seu gosto e necessidades). E vale lembrar que, o cativa mesmo o mercado consumidor, não só da área de games, mas no geral, é um produto que se adeque às suas necessidade, trazendo maior conforto e melhores experiências, uma personificação do produto ou serviço.

Voltando ao tema, foram apresentadas algumas das categorias principais de games (exemplo: AAA, Indie, Casual), plataformas de publicação dos mesmos (exemplo: Steam), faixas médias de investimentos necessários para produzir um novo jogo, ferramentas e profissionais que realizam esse trabalho, histórias de games que renderam muito a seus produtores (como, por exemplo, Minecraft, Assassin's Creed, Candy Crush saga etc.). Termos como Assets (elementos gráficos do jogo), Game engine (programas utilizados para fazer os jogos), Game design documents (um documento, similar a um plano de negócios, onde vão o roteiro do game, os assets utilizados em personagens e cenários, os profissionais ou o profissional que vai produzir o jogo, os custos, investimentos e receitas estimados acerca do jogo e afins). Os profissionais que entram nesse jogo (ba dum tss) são, por exemplo: o programador, o designer gráfico, produtor, designer de áudio (engenheiro de áudio ou um músico, aqui no Brasil- pois faltam profissionais em design de áudio no mercado daqui). 

Enfim, a palestra foi bastante didática, tentei escrever aqui o que aprendi durante a mesma. Eu que não entendia nada, não sabia discernir nada da área, aprendi bastante. O palestrante e a equipe que a organizou, estão de parabéns e acredito que este curso será ótimo para quem quiser fazê-lo ou que goste muito da área.  Até a próxima!

Para mais informações, acesse o portal do Senac e consulte sua agenda de eventos e a relação de cursos: 
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=0






Você também poderá gostar

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui
E aí? O que achou? Faça esse blog mais feliz e dê sua opinião, sugestão e/ou feedback nesse espaço, ele é seu!!! :)